Como superar o medo de dirigir

patricciadelucca_como superar o medo de dirigir 1

Como superar o medo de dirigir

A carteira de habilitação ou CNH, é um recurso oferecido para maiores de dezoito anos que buscam afirmar a independência e obter maior capacidade de mobilização. No entanto, nem todas as pessoas após habilitarem-se como motoristas, se tornam capazes de assumir a direção do próprio veículo. Mas antes de atribuir o medo de dirigir a uma fobia, é importante definir a diferença entre aqueles que sentem medo, mas não anulam a opção de continuarem dirigindo, e os que não se sentem seguros nem mesmo em tirar o carro da garagem.

É comum sentirmos receio de dirigir, e esta é uma sensação saudável, o que se dá como fobia são os sintomas que promovem uma reação em cadeia no sistema fisiológico da pessoa que apresenta o medo. Se estes sintomas as paralisam e as impedem de agir, se faz necessário  uma intervenção especializada, capaz de solucionar o problema e promover a satisfação e a sensação de segurança do motorista.

Quais os sintomas do medo de dirigir

Existem características específicas que identificam a pessoa com este tipo de fobia, a qual se denomina amaxofobia. Algumas destas são sintomas físicos, entre eles temos:

  • Tremedeira;patricciadelucca_como superar o medo de dirigir
  • Respiração ofegante;
  • Taquicardia;
  • Transpiração excessiva;
  • Transtornos noturnos;

Os sintomas deste tipo de fobia geralmente se relacionam a experimentação de trânsito intenso, insegurança ao trocar a marcha do veículo, manobras complexas de estacionamento, rampas, indefinição ou intenção indefinida dos outros motoristas, reações inesperadas de pedestres, e, por último, traumas relacionados a acidentes ocorridos em sua experiência de vida.

No entanto, constatou-se que algumas pessoas podem desenvolver a amaxofobia  pela falta de apoio da família ou companheiro, que insistem em desmoralizar o empenho daquele que se dedica a se tornar um motorista. Assim que decidimos por uma ação de desenvolvimento e evolução pessoal, como a conquista da CNH, sentimos o quão importante e necessário deve ser o apoio da família e dos amigos.

Se estes, nos quais confiamos, por algum motivo, não nos apoiam neste momento específico de nossas vidas, podemos nos sentir inseguros e consequentemente fracassamos. Portanto, entender a verdadeira razão pela qual se desenvolveu a fobia deverá ser a principal iniciativa do especialista.

Por se tratar de causas relacionadas a sentimentos e emoções, o processo de evolução e obtenção de resultados ocorrerá conforme a pessoa adquire confiança em si mesma e passa a superar os próprios desafios. Sendo assim, não existe um prazo definido para a solução do problema, que pode ser demorado e exigir muita paciência.

Como controlar o medo dirigir

Driver moment away from accident

Embora a pessoa com medo de dirigir não seja capaz de vencer este desafio sem a ajuda de um especialista, aqueles que se sentem apenas ansiosos, podem aproveitar as seguintes dicas:

  • Defina o trajeto antes de sair com o carro;
  • Dê voltas no quarteirão até que se sinta confortável com o veículo;
  • Evite dirigir muito cansado ou com sono;
  • Concentre-se em agradar a si mesmo;

 

Procure ajuda especializada para transpor seus desafios e aproveitar a sua capacidade de independência.


Assistir ao vídeo do Portal do Medo ou DESMEDAMENTO:


Patricia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.