Insônia e Rituais para Dormir

Insônia e Rituais para Dormir_mulher

A ausência de sono, ou, dificuldade em dormir horas contínuas durante a noite, podem ser sintomas de insônia.

O problema surge quando estamos muito estressados, ansiosos, ou sob a administração de medicamentos. Nestes casos, não se configura um sintoma crônico, e sim, passageiro.

Para diagnosticar um problema crônico de insônia é preciso observar uma constância na dificuldade para dormir e, neste caso, um diagnóstico médico.

De qualquer forma, antes de tomar uma solução, é preciso procurar entender sua causa, e aliviar a pressão sobre nós mesmos com momentos relaxantes que antecedem o sono noturno.

Apesar de qualquer diagnóstico profissional, é possível aliviar a tensão e se preparar para uma noite de sono mais confortável a partir da mudança de hábitos, e rituais para dormir.

Muitas pessoas têm um medo inconsciente de dormir, pois sentem uma insegurança, ou um sinal de desproteção ao dormir. Outras acham que estão perdendo tempo, ou estão cansadas demais.  Cada caso é um caso.

Como combater a insônia

Antes de tomar qualquer medida em relação à insônia, pergunte-se a si mesmo se tem praticado algum exercício físico.

Caminhar, correr, ou mesmo se alongar antes de se preparar para dormir, pode induzir o cérebro a produzir hormônios relaxantes que proporcionarão um efeito benéfico durante a noite.

Tome bebidas relaxantes e mude o ambiente de sua casa.

Insônia e Rituais para Dormir_chá para dormirChá para dormir

Observe também, se você tem se estimulado muito antes de ir para a cama.

Acontece que o abuso de café e refrigerante, por exemplo, podem aumentar o nível de cafeína no sangue, que é um estimulante natural, e prejudicar um sono relaxante e contínuo.

Outros estimulantes são aqueles como, canela e gengibre. Muitas pessoas recorrem aos chás como alternativa ao café, antes de dormir, o que é uma opção muito eficiente, mas, se adicionam canela e gengibre a estes chás, o efeito poderá ser o contrário.

Acontece que estes elementos, apesar de saudáveis, são termogênicos, ou seja, estimulam a atividade sanguínea e faz com que a pessoa se sinta agitada, anulando o efeito calmante do chá.

Uma alternativa ao chá é o cacau em pó. O cacau possui propriedades calmantes que ajudam na hora de dormir. Só evite muito açúcar, pois o cacau, diferente do achocolatado, é amargo.

Insônia e Rituais para Dormir_meditando para dormir_1Meditação

Se você anda muito estressado devido ao trabalho e rotina diária, nem adianta se sentar para meditar antes de dormir.

Nesse estado de ansiedade, procurar a meditação poderá lhe deixar ainda mais irritado, pois pode não conseguir alcançar o estado meditativo com facilidade.

O recomendável é que antes de relaxar pratique uma atividade física que deixará o seu corpo cansado. Então, depois de um bom banho, tome um chá, regule a luz do ambiente, diminua o som da televisão, e relaxe algumas horas.

Após essas horas de preparação, você estará pronto para a meditação. Seu corpo se encontrará preparado para entrar em estado meditativo com maior facilidade.

Outra alternativa viável, é reformular o ambiente de sua casa para que fique mais aconchegante e convidativa. Organize seus livros, mantenha a limpeza, e defina pontos de luz suaves.

Ondas vibracionais

Procure efeitos sonoros para meditação e sono no Youtube. Estes efeitos são calmantes e proporcionam incríveis resultados. Acesse o canal no Youtube, Patriccia de Lucca – Terapias Complementares. Lá você encontrará várias dicas, inclusive algumas meditações guiadas de Thetahealing. Experimente uma delas, antes de dormir:

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Patricia

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