Afinal, o que é o trauma?

O trauma pode começar como um estresse intenso que surge em situações situações percebidas como de potencial ameaça à vida, como acidentes, procedimentos médicos invasivos, abuso sexual, físico ou emocional, situações de negligência, guerras, desastres naturais, perdas, trauma de nascimento, ou situações estressantes recorrentes de medo e conflitos que vão se acumulando com o tempo.

Este método entende que o trauma não é causado pelo evento em si, mas que se desenvolve por uma incapacidade do corpo, da mente e do sistema nervoso de processar estes eventos estressantes. Dr. Peter Levine, notou que os animais selvagens possuem uma capacidade natural de se refazer biologicamente das situações de estresse e de ameaça à sobrevivência pelas quais passam de forma rotineira. Os seres humanos possuem a mesma capacidade, mas por excesso de racionalizações e julgamentos, acabam perdendo-a parcialmente, resultando em uma série de sintomas físicos e psicológicos que causam sofrimento, e perda de confiança na vida.

O método SE atua sobre o comportamento do sistema nervoso autônomo, por meio da conscientização das sensações corporais relacionadas à situação traumática.

Ao focalizar e direcionar a percepção sensório-motora em seu corpo, o cliente expressa e libera, gradualmente e de forma segura, a hiperativação das energias de sobrevivência que permaneceram presas após o evento que ocasionou o trauma. Desta forma, o cliente pode encontrar um novo significado para seu sofrimento, restaurando assim seu equilíbrio interno, melhorando sua resiliência a situações futuras estressantes, aumentando sua vitalidade e capacidade de se engajar nas atividades da vida.

O que é SE ?

SE – Somatic Experiencing® (em português, Experiência Somática), é uma abordagem terapêutica ligada a associação do Trauma. O fundador dessa técnica é o médico Peter Levine. Com esta abordagem serão trabalhadas através do corpo a auto regulação do sistema nervoso do corpo.

patriccia de lucca_experiencia somatica_peter lavine

Peter A. Lavine

Fundador da técnica de SE
Somatic Experience®

Quais questões podem ser trabalhadas?

  • Trauma de alto impacto: extração de amídalas com éter, choque elétrico, alucinações, afogamentos, sufocamento, sofrimento fetal (hipoxia, hipercardia), nascimento traumático, estresse intra-uterino, procedimentos ginecológicos invasores.
  • Ataques inevitáveis e inescapáveis: ataques de animais, sequestro, guerra, bombardeio, ofensa física, ofensa sexual, incesto. E com ferimentos físicos: cirurgias, anestesias, queimaduras, envenenamentos, hospitalizações, ferimentos diversos (inclusive levar tiros, ser apunhalado).
  • Falhas na resposta de orientação de defesa: quedas, acidentes de alto impacto, ferimentos na cabeça.
  • Traumas emocionais: negligência severa, abandono severo, perda severa, ofensas contínuas.
  • Desastres naturais: tornados, terremotos, incêndios, deslocamentos sociais da comunidade ou terra natal, inundações.
  • Horror: testemunhar um acidente (especialmente com derramamento de sangue), testemunhar abuso, sequestro, morte ou tortura, matar ou ferir alguém.
  • Tortura e ofensa sistemática: rapto e tortura de guerra, campos de concentração e ofensa sistemática (algumas vezes, com a pessoa drogada).

Os atendimentos são destinados para o público em geral.

Presencial (individual)

Comprar Agora

Como funcionam as sessões?

São sessões de 1 hora onde serão rastreados através seu corpo os efeitos do trauma por causa dos eventos descritos anteriormente. Sessões presenciais.

É muito importante compreender! 

Que esta abordagem trabalha com o corpo. Tudo acontecerá através do corpo então a percepção a ser treinada a principio é essa relação com o corpo.

Quantas sessões são necessárias?

Depende da pessoa, do seu principio e o seu corpo, das questões trazidas, quanto de resiliência ela possui para superar os traumas. Pode-se começar com 4 a 8 sessões para que possam ser percebidas as primeiras mudanças. Não é uma regra, mas é um início.

Local de Atendimento:

Rua Manoel Bosco Ribeiro, 1307 sala 2 – Jardim das Indústrias
(rotatória da Johnson, em frente a Padaria Pampulha e ao lado do Pet Shop EstimaCão).

Horário de Atendimento:

Terça a quinta feira das 14:00 às 20:00hs.

Para agendamento:

WhatsApp (11) 98841-0975 (qualquer hora) ou pelo (11) 98141-3375 (WhatsApp em funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8 às 13hs)
ou pelo telefone fixo: (12) 3302-8206 – de segunda à sexta das 8 às 12hs
ou envie um e-mail: agendamento@patricciadelucca.com.br